Teofilina x Cimetidina


Teofilina é uma metilxantina com ação broncodilatadora que atua como inibidor da fosfodiesterase. O aumento de AMPc ocasionado pela inibição enzimática é o responsável pelo efeito relaxante sobre a musculatura brônquica.

Cimetidina é um fármaco utilizado no controle da secreção ácida gástrica, agindo como inibidor das ações da histamina nos receptores H2. Através deste mecanismo, reduz tanto o volume quanto a acidez da secreção.

INTERAÇÃO: Esta associação de medicamentos poderá aumentar os níveis séricos de teofilina, ocasionando o surgimento de reações adversas importantes. A interação ocorre devido à inibição do citocromo P450 produzida pela cimetidina, afetando a biotransformação da metilxantina. Como informação complementar, é válido salientar que a teofilina possui baixo índice terapêutico, de forma que a dose tóxica fica próxima da terapêutica.

Apesar de a cimetidina ser conhecidamente o inibidor do sistema citocromo P450 entre os anti-histamínicos H2, a bula de teofilina também cita relatos de toxicidade na associação com ranitidina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares