Crataegus oxyacantha x Digitálicos



Crataegus oxyacantha é um sedativo do SNC, encontrado em formulação de medicamentos fitoterápicos ansiolíticos. Possui ação também sobre o intestino e coração;
Digitálicos, como a digoxina, são glicosídeos cardíacos indicados no tratamento de arritmias e insuficiência cardíaca congestiva. Influenciam os fluxos dos íons sódio e cálcio no músculo cardíaco e assim proporcionam aumento da sua contratilidade.


INTERAÇÃO: O C. oxyacantha proporciona estimulação parassimpática e, assim, efeito cardíaco bradicardizante. Esta característica o torna incompatível com o uso de digitálicos, que atuam como cardiotônicos. 
A informação acima pode ser encontrada em bula de medicamento fitoterápico que contenha em sua formulação o C. oxyacantha. 
O interessante desta interação é alertar para o fato de que os fitoterápicos também possuem ação farmacológica importante e que devem ser usados criteriosamente, ao contrário do que alguns ainda pensam. Ouve-se dizer que "ah... é natural, então tudo bem". Tudo depende do caso em questão, portanto vamos procurar médicos e farmacêuticos para orientações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares