Varfarina x Ciprofloxacino


Varfarina é um anticoagulante cumarínico cujo mecanismo de ação consiste na inibição de fatores de coagulação dependentes da vitamina K.

Ciprofloxacino é um antimicrobiano pertencente ao grupo das quinolonas fluoradas, possuindo ação bactericida através da inibição da DNA-girase.

INTERAÇÃO: O paciente em tratamento com varfarina poderá apresentar aumento de risco hemorrágico quando houver associação com ciprofloxacino. Esta interação pode ser classificada com grau moderado e consta em sessão apropriada da bula de ambos os medicamentos. Uma estratégia que pode ser adotada, havendo a necessidade de administração dos dois tratamentos, é a de monitorar o tempo de protrombina do paciente, prezando por sua segurança.




6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado! Sua participação será sempre bem-vinda! Se desejar, envie sugestões para pesquisa de interação e acompanhe a página do facebook, onde compartilho as postagens do blog e notícias de saúde. Abraços!

      Excluir
  2. Vocês poderiam explicar o mecanismo de interação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso já é feito em algumas postagens, mas tentarei seguir sua sugestão e incluir mais informações.

      Obrigado pelo contato!

      Excluir
  3. Muito bom. Parabéns, melhor blog para farmacêuticos. Por favor, gostaria de saber melhor sobre a interação entre omeprazol e anticoncepcionais. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Gisele! Sua sugestão foi anotada e será levada em consideração nas pesquisas para atualização do blog.

      Fique por aqui e mande e-mail se preferir: contato@interacaomedicamentosa.com

      Excluir

Os artigos mais populares