Paroxetina é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS) indicado no tratamento da depressão e transtornos de ansiedade.
Risperidona é um neuroléptico atípico que age como antagonista seletivo das monoaminas cerebrais. Possui afinidade pelos receptores serotoninérgicos e dopaminérgicos
INTERAÇÃO: A paroxetina, assim como outros ISRS, produz inibição da isoenzima CYP2D6, interferindo no metabolismo hepático de outros fármacos. A risperidona é um exemplo de neuroléptico cuja concentração plasmática pode ser aumentada quando feito o uso concomitante.
A bula de risperidona informa que, dependendo do inibidor de CYP2D6 que for utilizado, a fração antipsicótica ativa não é aumentada, mas no caso da paroxetina isso tem maior chance de ocorrer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário