A Hematose


Hematose é o nome que se atribui ao processo que ocorre nos alvéolos e consiste na transformação do sangue venoso (pobre em O2) em sangue arterial (rico em O2), o qual será distribuído aos tecidos e permitirá o correto funcionamento do organismo.

É por meio do processo de inspiração que o oxigênio (O2) atinge os alvéolos pulmonares, onde a concentração do gás é maior em relação à dos capilares sanguíneos que os envolvem. Isso permite ao oxigênio atravessar a membrana alveolar por difusão, penetrando nos capilares e promovendo a oxigenação do sangue.

A maior parte do oxigênio presente no sangue é encontrado nas hemácias, onde combina-se à hemoglobina para formar a oxiemoglobina. Quando este sangue atinge os tecidos, o oxigênio se desliga da hemoglobina e penetra no interior das células também por difusão.

Ao mesmo tempo em que o oxigênio entra nas células, o gás carbônico (CO2), gerado no processo de respiração celular e em maior concentração no interior, passa para o sangue. Percebemos, com isso, que nos tecidos o sangue arterial é convertido em sangue venoso, o qual será transportado novamente até os pulmões para a ocorrência de troca gasosa nos alvéolos. Este é um processo cíclico da respiração pulmonar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares