Citalopram x Erva de São João


Citalopram é um inibidor da recaptação de serotonina (ISRS) indicado no tratamento da depressão, transtorno do pânico e transtorno obsessivo compulsivo.

Erva de São João (Hypericum perforatum L.) é um fitoterápico usado como auxiliar no tratamento da depressão, estados de apatia, terror noturno associado à enurese e distúrbios gastrintestinais.

INTERAÇÃO: A bula relata a possibilidade de interações dinâmicas entre os ISRS e produtos fitoterápicos que contenham a Erva de São João em sua fórmula. Algumas reações possíveis em decorrência desta associação de medicamentos são: acatisia, ansiedade paradoxal, redução do limiar convulsivo, alteração glicêmica em diabéticos, hemorragias (especialmente nos pacientes em terapia anticoagulante), entre outros.

Os efeitos indesejáveis descritos são aqueles que podem ocorrer com o tratamento de ISRS, porém o risco é elevado no uso concomitante. Vale salientar que os medicamentos fitoterápicos não são isentos de advertências, reações adversas e interações, representando um equívoco a ideia de que se pode usá-los sem critérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares