Enoxaparina x Prednisolona


Enoxaparina é uma heparina de baixo peso molecular utilizada, entre outras indicações, no tratamento da trombose venosa profunda com ou sem embolismo pulmonar e na profilaxia do tromboembolismo venoso.

Prednisolona é um fármaco esteroide com propriedades predominantemente glicocorticoides. É utilizado em processos inflamatórios e manifestações alérgicas, possuindo também atividade imunossupressora.

INTERAÇÃO: Salvo se estritamente necessário, recomenda-se, antes do início do tratamento com a enoxaparina, a interrupção de medicamentos que possam afetar a hemostasia. Os glicocorticoides, a exemplo da prednisolona, representam uma possibilidade de produzir interação, potencializando o efeito anticoagulante pretendido com a enoxaparina.

O motivo é o risco de trombocitopenia descrito em bula relacionado ao uso de prednisolona, assim como prednisona. Esta condição pode ser provocada devido à inibição da síntese de eicosanoides, dentre os quais o tromboxano A2, participante da agregação plaquetária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares