Genfibrozila x Montelucaste


Genfibrozila é um agente regulador de lípides indicado em casos de dislipidemia, prevenção de doença arterial coronariana e infarto do miocárdio. Inibe a lipólise periférica e diminui a captação hepática de ácidos graxos livres, elevando também o clearance de apolipoproteína B.

Montelucaste é um inibidor das funções fisiológicas dos leucotrienos cisteínicos, que são produtos do ácido araquidônico e potentes eicosanoides inflamatórios liberados de células como os mastócitos e eosinófilos.

INTERAÇÃO: A genfibrozila produz inibição de CYP2C8 e pode aumentar a exposição sistêmica do montelucaste, fármaco que é metabolizado por esta isoenzima, em até 4,4 vezes. Apesar deste dado, a bula informa que eventos adversos clinicamente importantes não foram observados e que, por este motivo, não há necessidade de ajuste na dose do montelucaste quando coadministrado com genfibrozila.

Apenas para adicionar informação, outro fármaco que também pode ter a concentração plasmática elevada pela inibição enzimática da genfibrozila é a loperamida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares