Venlafaxina x Metoprolol


Venlafaxina é um inibidor potente da recaptação de serotonina e norepinefrina, com menor efeito sobre a recaptação de dopamina. Este fármaco é indicado no tratamento da depressão, ansiedade e transtornos do pânico, com ou sem agorafobia

Metoprolol é um antagonista dos receptores beta-1 adrenérgicos (betabloqueador seletivo) indicado no tratamento da hipertensão arterial, angina e alterações do ritmo cardíaco.

INTERAÇÃO: Em estudo realizado para se avaliar os resultados da administração concomitante destes dois fármacos, foi verificado o aumento de 30% a 40% nas concentrações plasmáticas do metoprolol, sem que houvesse alterações nos níveis séricos de seu metabólito ativo. Não se determinou a relevância clínica da interação, apesar de haver a conclusão de que a venlafaxina pode reduzir a eficácia hipotensora do metoprolol.

Os dados do estudo mencionado estão descritos em bula, onde também encontra-se a informação de que é necessário cautela quando venlafaxina e metoprolol forem utilizados em associação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares