Icterícia


A icterícia é caracterizada pela presença de cor amarelada na pele, mucosas e olhos. Esta coloração típica é provocada pela bilirrubina e geralmente surge como sintoma de outra doença instalada anteriormente no organismo.

Entre as causas de icterícia podemos citar problemas de saúde como hepatites, cirrose, esteatose hepática grave, malária, obstrução das vias biliares, eritroblastose fetal, entre outras patologias.

Além do aspecto amarelado, o acúmulo de bilirrubina no organismo em decorrência de algum quadro patológico poderá produzir alterações na coloração da urina (tornando-a escura) e das fezes (tornando-a clara). A soma destes fatores é o indicativo de que o indivíduo necessita de avaliação médica, caso ainda não tenha procurado ajuda profissional.

Os quadros de icterícia podem ser verificados em consultas com clínico geral, oftalmologista, gastroenterologista ou dermatologista, devido aos sinais apresentados. Antes de procurar a consulta, é importante que se tenha em mente a descrição dos sintomas, sabendo identificar como e quando estes surgiram. Deste modo, o médico terá mais possibilidades de obter o diagnóstico preciso e estabelecer o tratamento correto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares