Amoxicilina é uma penicilina com ação bactericida, pertencente ao grupo dos antimicrobianos beta-lactâmicos. Age por meio da inibição da síntese de parede celular nos agentes patógenos.
INTERAÇÃO: O tratamento com amoxicilina, do mesmo modo como ocorre com outros antimicrobianos, pode interferir na microbiota intestinal (flora intestinal). A consequência disso é a menor absorção e a diminuição da circulação entero-hepática de estrógenos, culminando na redução da eficácia dos contraceptivos orais combinados.
Há controvérsias. Porém, em se existindo uma ínfima possibilidade, é bom seguir a recomendação.
ResponderExcluirNo caso só oral Ou quem toma injeção por mês também?
ResponderExcluirEste texto foi elaborado com base em informação de bula, a qual cita contraceptivos orais combinados. No caso de injetáveis, é importante verificar caso a caso.
ExcluirEntendo que a circulação êntero-hepática ocorre independente da via do contraceptivo, já que isto é uma etapa posterior ao metabolismo da droga e não fruto da absorção a partir da via oral.
ResponderExcluirOral tem interação quando o etinilestradiol e abaixo de 30mng e no caso da injeção não há problemas até aonde eu sei, mas sempre é bom consultar um médico.
ResponderExcluirHá controvérsia quanto a Amoxicilina. Rifampicina sim é um atb com grande influência no CYP450 e provoca, comprovadamente,esta interação. Em uma pesquisa recente não encontrei estudos comprovátórios,com grupos controle bem definidos, da Amoxi em interação com contraceptivos.
ResponderExcluirOi, Mariana!
ExcluirO texto foi escrito baseado em informação de bula e já pude receber relatos de pessoas que tiveram a experiência desta interação medicamentosa.
O que você diz sobre a rifampicina é verdade, sem dúvida este fármaco exerce mais influência no CYP450, mas como a informação acima é disponibilizada pelo fabricante e uma gravidez fora dos planos é assunto bem sério, correr o risco não compensa.
Abraço!
As pessoas tendem a acreditar apenas nas interações que envolvem metabolismo. Essa interação está associada a fase farmacocinética de absorção, e isso pode, sim interferir na eficácia do medicamento!
ExcluirJá estudei sobre esse tipo de interação, e pode diminuir sim os efeitos do contraceptivo orais.assim também como: os barbituricos também diminui.com relação ao injetáveis creio quê não tem interação, pois não passa pelo sistema hepático!
ResponderExcluirInterfere sim pois o ciclo entero hepático ocorre depois a absorção
Excluir