Azitromicina x Digoxina


Azitromicina é um antibacteriano do grupo dos macrolídeos. Atua inibindo a síntese proteica dos agentes patógenos por meio de ligação às subunidades ribossômicas 50S.

Digoxina é um glicosídeo digitálico indicado no tratamento de arritmias e insuficiência cardíaca congestiva. Altera a distribuição iônica através da membrana celular produzindo aumento da contratilidade do miocárdio.

INTERAÇÃO: A digoxina, sendo um substrato de glicoproteína-P, pode interagir com antimicrobianos macrolídeos, tais como a azitromicina. O que se pode esperar desta associação de fármacos é o aumento dos níveis séricos do digitálico, fato que exige cuidado devido à possibilidade de manifestação de seus efeitos tóxicos.

Caso o paciente em tratamento com digoxina tenha a necessidade de receber um macrolídeo, é recomendao o monitoramento clínico tanto durante a terapia com o antimicrobiano quanto após a sua interrupção.

Drug Interaction: Azithromycin x Digoxin

Combining these medications may increase the blood levels and effects of digoxin. You may need a dose adjustment or more frequent monitoring by your doctor to safely use both medications. Contact your doctor if you experience nausea, vomiting, diarrhea, loss of appetite, visual disturbances or an abnormally fast or slow heartbeat.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares