Farmacopapo com Dra. Aline Medeiros - WebFarmacêutica


1- Como surgiu a ideia de criar a página WebFarmacêutica?

Dra. Aline: A WebFarmacêutica surgiu quando fiz uma entrevista em uma grande empresa e recebi um NÃO, após ser aprovada em testes psicológicos e entrevista, então percebi a necessidade de buscar reconhecimento, estudar, atualizar, criar uma maneira de mostrar quem sou e porque sou “Farmacêutica”. Hoje vivemos em mundo que funciona através da tecnologia e das redes sociais então penso que através dessa interação podemos criar uma boa imagem profissional para as pessoas que usam esse meio de comunicação como também para todas as categorias profissionais.  Quando iniciei a página a princípio era voltada para atualizar meus conhecimentos e informações relacionadas à área de farmácia, logo após percebi que as redes sociais trazem alguns benefícios interessantes para a carreira profissional tais como credibilidade,  oportunidades, contatos profissionais, atualização dentre outros.

2- Qual o tipo de trabalho que pretende apresentar às pessoas pela internet?

Dra. ALine: O trabalho que a WebFarmacêutica realiza é voltado para pesquisas na área de saúde e em todas as áreas de atuação do profissional farmacêutico, dicas de saúde, concursos públicos , pesquisas e estudos através da fanpage no facebook, blog pessoal e instagram. Pretendo atingir profissionais que já estão no mercado de trabalho como também em formação.

3- Qual a relevância de o profissional farmacêutico agregar o espaço virtual à sua atividade?

Dra. Aline: O espaço virtual proporciona uma carreira profissional com maior conhecimento, atualização, necessidade da especialização continuada. Sinceramente depois que percebi o mundo virtual apaixonei mais ainda pela profissão, quando realizamos pesquisas conseguimos enxergar a área farmacêutica com outros olhos, com esperança de dias melhores. Hoje me sinto mais confiante para desempenhar minha função em várias áreas.

4- Como aconteceu a decisão de cursar farmácia?

Dra. Aline: Desde que tinha 18 anos de idade sempre sonhei em ser farmacêutica, em testes vocacionais realizados a área de química e biologia sempre foram peso maior para mim, cheguei a me formar em outro curso e atuei na área, mas não fiquei satistifeita profissionalmente. Então decidi buscar meu sonho, quando uso a frase “farmácia paixão sem remédio”; isso significa que um profissional para desempenhar um bom trabalho tem que amar o que faz, essa sou eu. Penso que o diferencial para ser um profissional de sucesso esteja relacionado a isso, assim absorvemos melhor as oportunidades e as coisas fluem com mais facilidade e melhor dedicação.

5- Em qual segmento atua?

Dra. Aline: Atualmente atuo na área de Vigilância em Saúde, o setor de regularização. Trabalhamos com atualização constante, normativas, RDC’s, promoção de saúde. É uma ampla área que proporciona conhecimento técnico e experiência profissional.

6- Quais são as vantagens e desvantagens da profissão que sua experiência te permitiu observar?

Dra. Aline: As vantagens são os conhecimentos técnicos científicos adquiridos na graduação e exercício profissional, serviço desenvolvido em equipes multiprofissionais e a área de pesquisa científica.
As desvantagens são o farmacêutico não possuir a valorização profissional que merece, existem fatores obscuros que merecem atitudes dos  Conselhos Federal e Regional tais como “prescrição farmacêutica”, questões relacionadas ao piso salarial nacional e carga horária, inserção de um número maior de farmacêuticos no SUS e na promoção de saúde.

7- Farmacêuticos tendem a conquistar mais espaço em equipes multidisciplinares? Por qual motivo?

Dra. Aline: Sim, porque além ter conhecimento de fisiologia e farmacologia, a graduação em farmácia oferece conhecimento na área de gestão farmacêutica. O farmacêutico trabalha seguindo leis e normativas, por isso consegue destaque em qualquer segmento.

8- Qual o conselho que deixa aos estudantes?

Dra. ALine: O conselho que deixo para vocês é que estudem, aproveitem todos os momentos em sala de aula com seus mestres, estágios supervisionados. Mesmo que concluam a graduação não deixem de se atualizar, buscar conhecimento constante, pesquisar, ler em fontes confiáveis. Lembrando que o diferencial que as grandes empresas buscam em seus colaboradores são o conhecimento técnico científico e habilidades profissionais. Além de ressaltar que as pessoas que se destacam são aquelas que possuem grandes ideias, que interagem em equipe.

9- Considerações finais

Dra. Aline: “Acredite em seus sonhos” não desista de lutar, quem acredita sempre alcança, WebFarmacêutica mais de 10.000mil curtidas na fanpage no Facebook. Agradeço de coração a todos pela grande aceitação do meu trabalho!!!


WebFarmacêutica missão melhorar a qualidade de vida das pessoas!Aline Rodrigues Medeiros Vieira
Farmacêutica CRFMG31696
Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica UFSC
Visite o meu Blog www.webfarmaceutica.com.br
Fb.com/WebFarmacêutica
Instagram @webfarmaceutica
E-mail ninemedeiros@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares