Anticoncepcionais x Fenobarbital


Anticoncepcionais orais combinados exercem seu mecanismo por supressão das gonadotrofinas, inibindo assim a ovulação, além de produzirem mudanças no muco cervical e no endométrio.

Fenobarbital é um barbitúrico com ação anticonvulsivante e sedativa que exerce seu efeito através da ativação dos receptores GABA, facilitando a abertura dos canais de cloreto.

INTERAÇÃO: o fenobarbital, pelo mecanismo de indução de enzimas microssomais hepáticas, pode reduzir as concentrações séricas de etinilestradiol, produzindo alteração na eficácia contraceptiva. Recomenda-se uso de método anticoncepcional não-hormonal, mesmo após a descontinuação de qualquer substância que interfira na atividade do etinilestradiol, pelo período mínimo de sete dias.




Um comentário:

  1. Por favor, vocês podem me ajudar? Tenho uma dúvida. Posso tomar pílula do dia seguinte mesmo tomando a pouco tempo anticoncepcional injetável? Sei lá, não me sinto segura. Encontrei este site http://cyclofemina.com.br/ mas não encontrei nada sobre isso. Você sabem?

    ResponderExcluir

Os artigos mais populares