Células Envolvidas no Processo Inflamatório


Mastócitos - Presentes nos tecidos, são células produtoras de mediadores químicos com a propriedade de modificar reações vasculares e celulares. Substâncias importantes são liberadas por este tipo celular, sendo a histamina a principal delas.

Plaquetas - Apesar de seu envolvimento direto na coagulação, as plaquetas também podem participar do processo inflamatório. São tipos celulares produtores de tromboxano A2 (TXA2) e do fator de ativação plaquetária (FAP).





Leucócitos - São células capazes de englobar, matar e digerir microrganismos. Apresentam-se como polimorfonucleares (neutrófilos, eosinófilos e basófilos) e mononucleares (monócitos e linfócitos). As células polimorfonucleares são as primeiras a penetrar na área onde ocorre o processo inflamatório.

Células Endoteliais Vasculares - São tipos celulares que participam da vasodilatação de arteríolas, facilitando o aporte de plasma e células sanguíneas para a área inflamada.

Células Destruidoras Naturais (Natural Killers) - Conhecidas como natural killers (NK), estas células são linfócitos que possuem a função de destruir células alvo no processo inflamatório.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares