disfunção eréctil

Benzodiazepínicos podem aumentar risco de Alzheimer

Quem faz uso de benzodiazepínicos antes de dormir pode experimentar uma espécie de ressaca no dia seguinte, sendo a tontura um sintoma característico e um dos efeitos colaterais comuns destes fármacos. Há tempos os especialistas defendiam que os efeitos produzidos pelos benzodiazepínicos desapareciam imediatamente após o uso, no entanto, um estudo publicado pela revista BMJ sugere que o uso pode promover o desenvolvimento de demência.

Pesquisadores da França e do Canadá correlacionaram o uso dos benzodiazepínicos a um aumento significativo do risco de desenvolver Alzheimer. O estudo demonstrou que quanto maior a dose de benzodiazepínicos, maior será o risco do paciente ser diagnosticado com Alzheimer no futuro. Essa associação não é exatamente uma novidade, pois dados de pesquisas anteriores já assinalavam que o consumo de benzodiazepínicos exigia cautela. “Embora exista associação, ainda não podemos afirmar que as benzodiazepinas realmente causam a doença de Alzheimer”, adverte o Dr. Anne Fabiny, chefe do setor de geriatria em Harvard.

Os pesquisadores tomaram como base um banco de dados mantido pelo programa de seguro de saúde de Quebec. Identificou-se cerca de 2.000 homens e mulheres com mais de 66 anos que haviam sido diagnosticados com a doença de Alzheimer. Selecionaram-se, em seguida, aleatoriamente, mais de 7.000 pessoas sem a doença, as quais foram pareadas por idade e sexo com os diagnosticados. Tendo a formação dos grupos, analisaram-se as prescrições medicamentosas durante os últimos 6 anos que precederam o diagnóstico de Alzheimer.

Aqueles que fizeram uso de algum benzodiazepínico por três meses ou menos, tinham praticamente o mesmo risco de desenvolver demência em relação aos que nunca fizeram uso destes fármacos. Quando o uso é superior a três meses, no entanto, o risco de desenvolvimento de Alzheimer aumenta para 32% e, caso o uso seja continuado por mais oito meses, este número pode chegar a 84%.

Os pesquisadores são cientes de que o uso de benzodiazepínicos pode ser apenas uma forma de combater ansiedade e déficit de sono, sintomas estes que são comuns na forma precoce da doença. Sendo assim, o uso dos benzodiazepínicos poderia ser um indicador de Alzheimer e não o motivo de seu desenvolvimento.

Fonte: http://www.health.harvard.edu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.