Diferença entre Assistência Farmacêutica e Atenção Farmacêutica


Assistência Farmacêutica

É o conjunto de ações relacionadas ao medicamento, apoiando as ações de saúde para uma comunidade. O profissional atua em todas as etapas, as quais abrangem a pesquisa de novos fármacos e vão até a chegada destes aos usuários.

São exemplos das ações de assistência farmacêutica: desenvolvimento do fármaco, conservação, controle de qualidade, eficácia terapêutica, segurança, acompanhamento e avaliação da utilização, obtenção e difusão de informação sobre medicamentos, além da atualização dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para garantir o uso racional de medicamentos.

Atenção Farmacêutica

Como o próprio nome já diz, corresponde a um conjunto de ações realizadas por farmacêuticos para orientar e acompanhar o paciente quanto ao uso adequado dos medicamentos. Simultaneamente, busca-se evitar possíveis problemas indesejados durante o uso da medicação; caso ocorram, então o profissional participa da tomada de decisões para encontrar alternativas ao tratamento.

O farmacêutico pode participar de equipes com outros profissionais de saúde visando garantir o melhor aproveitamento dos benefícios dos medicamentos. Dentro do conceito de atenção farmacêutica, podemos englobar os seguintes princípios: farmácia comunitária, atendimento farmacêutico, dispensação de medicamentos, intervenção farmacêutica e acompanhamento farmacoterápico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares