Hipocondríacos podem adoecer com mais facilidade


Pessoas que cuidam da saúde de forma exagerada e que temem ficarem doentes podem ter maiores chances de contraírem enfermidades. Pesquisadores da Noruega descobriram que os hipocondríacos, indivíduos que apresentam certo “transtorno de ansiedade com a saúde”, possuem risco aumentado de sofrerem um ataque cardíaco ou serem acometidos por angina em relação aos indivíduos que não possuem grandes preocupações com sua condição física.

Mais de 7.000 voluntários participaram de um estudo em Hordaland, na Noruega. O objetivo consistiu em examinar as condições de saúde dos pacientes durante 13 anos, assim como seus níveis de preocupação e ansiedade em relação ao tema. Também foram tomadas medidas regulares como realização de exames de sangue e aferições de pressão arterial.

Os resultados mostraram que o grupo de pessoas que apresentou maior ansiedade com a própria saúde corria risco 70% maior de apresentar problemas cardíacos em relação aos indivíduos sem tanta preocupação neste sentido. Claro que a "hipocondria" não é o único fator a ser pesado, uma vez que há outros dados que também podem exercer influência, mas não fizeram parte da análise. A proposta dos pesquisadores foi a de demonstrar que a saúde física está diretamente ligada à saúde emocional.

Fonte: http://diariodebiologia.com

Instagram: interacao_medicamentosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares