Iogurte contra Depressão


Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Virgínia, nos EUA, descobriram algo animador para quem sofre com a depressão. A descoberta consiste na reversão dos sintomas da doença em ratos utilizando iogurte.

Os cientistas envolvidos alimentaram os animais com uma bactéria probiótica encontrada em iogurtes de cultura viva, os chamados Lactobacillus, que são popularmente conhecidos por contribuirem com o trabalho intestinal, melhorando a saúde. Ao estudarem o comportamento dos camundongos antes e depois de serem submetidos ao estresse, descobriu-se que as bactérias intestinais desempenham um papel importante na depressão.

Depois que alimentaram as cobaias com as bactérias Lactobacillus o humor normal retornou, sem que o mesmo ocorresse quando a alimentação foi retirada; neste caso, houve recaída dos sintomas. Os pesquisadores verificaram que a quantidade de Lactobacillus no intestino interfere no nível de quinurenina (um metabólito do aminoácido triptofano) no sangue, manifestando sinais de depressão se este estiver baixo.

Alban Gaultier, um dos responsáveis pelo estudo, diz que suas descobertas talvez exonerem os pacientes da preocupação com medicamentos complexos e efeitos colaterais indesejados, pois o controle da microbiota intestinal pode contribuir significativamente para a melhoria do quadro patológico. Os planos agora são os de realizar os mesmos testes em humanos.

Fonte: saudecuriosa.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares