Omeprazol - Precauções


Deve-se evitar o uso de omeprazol em mulheres grávidas ou lactantes. Em caso de necessidade, é preciso que o médico avalie se o benefício pretendido irá justificar o risco ao feto.

Estudos em animais, conduzidos em longo prazo, demonstraram a possibilidade de ocorrência de acloridria e conseqüente elevação da concentração sérica de gastrina. Entretanto, isto não se observa no tratamento em curto espaço de tempo (em torno de 2 a 4 semanas), geralmente indicado para a maioria dos casos de úlcera duodenal.

Casos nos quais o tratamento é prolongado, tomando como exemplo a esofagite de refluxo ou a úlcera gástrica, exigem maior atenção à possibilidade de aumento da concentração da gastrina. Nos casos de úlcera gástrica deve ser verificada a benignidade da lesão antes do tratamento.

Em pacientes com funções hepática ou renal normais não se observaram alterações nos parâmetros laboratoriais. Entretanto, pacientes com funções hepática ou renal alteradas devem ser monitorados durante o tratamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares