Relação entre Omeprazol e Demência


O uso de inibidores da bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol) pode levar à deficiência de vitamina B12 no organismo e, como consequência em determinados casos, a demência pode ser desencadeada. A ideia não é a de que o omeprazol causa demência, mas que este fármaco pode dificultar a absorção de vitamina B12, esta sim importante para a manutenção de funções cognitivas, conforme veremos no texto.

Os inibidores da bomba de prótons (IBPs) são fármacos que suprimem a produção do ácido gástrico e, por este motivo, podem ocasionar má absorção de vitamina B12. No entanto, há poucos dados a respeito das associações entre tratamento em longo prazo com IBPs e deficiência de vitamina B12 em grandes estudos populacionais. Com o objetivo de estudar esta associação, o JAMA (The Journal of the American Medical Association) divulgou um estudo que ocorreu em um cenário baseado em comunidade nos Estados Unidos.

Pesquisadores avaliaram a associação entre a deficiência de vitamina B12 e o uso prévio de IBPs utilizando um estudo de caso-controle na população na região norte da Califórnia. Foram comparados 25.956 pacientes com diagnóstico de deficiência de vitamina B12 incidente, entre janeiro de 1997 e junho de 2011, com 184.199 pacientes sem deficiência de vitamina B12.





As conclusões mostram que o uso prévio ou atual de IBPs foi significativamente relacionado à deficiência de vitamina B12. Estes resultados devem fazer parte dos parâmetros considerados na relação risco x benefício no ato da prescrição médica.

Para que se compreenda a função da vitamina B12 neste contexto, devemos considerar que ela é importante tanto para a formação quanto para a maturação das hemácias, tal como necessária para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Esta vitamina é essencial para a atividade neuronal adequada e sua deficiência corresponde ao declínio da cognição e desenvolvimento de enfermidades mentais.

Fonte: http://www.hu.ufsc.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares