Citalopram no auxílio contra a obesidade


Um antidepressivo comum poderia ser usado para ajudar as pessoas com hábitos alimentares compulsivos a escolherem alimentos saudáveis ao invés de lanches gordurosos, de acordo com os cientistas.

Em uma série de ensaios, pesquisadores descobriram que as pessoas que tomam citalopram, prescrito para depressão e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), são mais propensas a escolherem alimentos saudáveis. Ivo Vlaev, professor de ciência comportamental da Warwick Business School, que liderou o estudo, disse que a descoberta pode ajudar na luta contra a obesidade.





Segundo Vlaev, os resultados também têm implicações para o tratamento de transtornos alimentares. Verificou-se que, após a utilização do medicamento, é maior a probabilidade de decisões por alimentos em prol da saúde, em detrimento da busca pelo prazer de um determinado sabor.

No estudo, os pesquisadores deram uma pílula a 27 adultos e pediram para que escolhessem entre pares de lanches mostrados em uma tela, que vão de frutas até biscoitos de chocolate. A pílula era uma dose única de citalopram ou uma sem componente ativo, correspondendo ao placebo.

Os pesquisadores descobriram que, ao tomar citalopram, cerca de 60% das escolhas dos participantes foram saudáveis, enquanto apenas 45% deles tinham feito escolhas apropriadas ​​quando tomavam o placebo.

Fonte: jornalciencia.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares