Fatores que influenciam a imunogenicidade


Estranheza
O sistema imune normalmente discrimina entre o próprio e não-próprio de modo que somente moléculas estranhas são imunogênicas.

Tamanho
Não há um tamanho absoluto acima do qual uma substância será imunogênica. Entretanto, em geral, quanto maior a molécula, mais imunogênica ela poderá ser.

Composição Química
Em geral, quanto mais complexa quimicamente a substância for, mais imunogênica ela será. Os determinantes antigênicos são criados pela sequência primária dos resíduos no polímero ou pela estrutura secundária, terciária ou quaternária da molécula.

Forma física
Em geral antígenos particulados são mais imunogênicos do que os solúveis e antígenos denaturados mais imunogênicos do que a forma nativa.

Degradabilidade
Antígenos que são facilmente fagocitados são geralmente mais imunogênicos. Isso porque para a maioria dos antígenos o desenvolvimento de uma resposta imune exige que o antígeno seja fagocitado, processado e apresentado a células T auxiliares por uma célula apresentadora de antígeno (APC).

Fatores Genéticos
Algumas substância são imunogênicas em uma espécie, mas não em outra. Similarmente, algumas substâncias são imunogênicas em um indivíduo, mas não em outros (isto é, responsivos e não responsivos). As espécies ou indivíduos podem ser desprovidos ou terem alterados genes que codificam para os receptores de antígeno nas células B e T ou eles podem não ter os genes apropriados necessários para a APC apresentar o antígeno às células T auxiliares.

Idade
Idade também influencia a imunogenicidade. Usualmente os muito jovens e os muito idosos têm diminuída a habilidade de montar uma resposta imune em resposta a um imunógeno.

Dose
A dose de administração de um imunógeno pode influenciar sua imunogenicidade. Há uma dose de antígeno acima ou abaixo da qual a resposta imune não será ótima.

Via
Geralmente a via subcutânea é melhor que a via intravenosa ou intragástrica. A via de administração do antígeno também pode alterar a natureza da resposta.

Adjuvantes
Substâncias que podem aumentar a resposta imune a um antígeno são chamadas adjuvantes. O uso de adjuvantes, entretanto, é freqüentemente prejudicado pelos efeitos colaterais, tais como febre e inflamação.

Fonte: microbiologybook.org




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares