Pulmões produzem sangue?


Pesquisadores afirmaram por meio de um estudo publicado pela revista Nature que os pulmões dos mamíferos desempenham uma função muito mais complexa do que antes se pensava. Eles forneceram evidências de que o órgão não só permite a respiração, como também exerce uma função importante na produção de sangue, conforme reportado pela Science Alert.

Em experimentos feitos em ratos, a equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA), descobriu que os animais produziam mais de 10 milhões de plaquetas por hora com a ajuda dos pulmões, o equivalente à maioria dessas pequenas células sanguíneas presentes na circulação. No entanto, tal afirmação vai contra o pressuposto de décadas que afirma que a medula óssea é quem produz todos os nossos componentes sanguíneos.





De acordo com os pesquisadores, um conjunto de células-tronco do sangue é que torna essa função possível dentro do tecido pulmonar. “Este achado definitivamente sugere uma visão mais sofisticada dos pulmões – de que não são apenas para a respiração, mas também um parceiro-chave na formação de aspectos cruciais do sangue”, disse Mark R. Looney, um dos pesquisadores do estudo. “O que observamos em ratos sugere fortemente que o pulmão pode desempenhar um papel fundamental na formação de sangue em seres humanos também”.

Os pulmões já eram conhecidos por produzirem uma quantidade limitada de megacariócitos – células formadoras de plaquetas. No entanto, há muito, cientistas assumiram que a maioria das células responsáveis pela produção de sangue eram mantidas dentro da medula óssea. 

O motivo de uma descoberta tão crucial como essa ter passado em branco até agora é que ela só foi possível graças uma tecnologia moderna, baseada na imagem intravital de dois fótons. O processo envolve a inserção de uma proteína verde fluorescente no genoma do rato, por meio de um processo chamado bioluminescência.

Fonte: jornalciencia.com


Inscreva-se no canal!


Adicione o Instagram: interacao_medicamentosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares