O dimenidrinato é um fármaco indicado para prevenção e alívio de náuseas e vômitos causados no pré e pós-operatórios do trato gastrintestinal ou por movimentos não habituais, como viagens de navio, avião ou ônibus.
Dentre as reações adversas causadas pelo dimenidrinato, a mais frequente é a sedação, podendo ocorrer também ressecamento da boca e vias respiratórias, retenção e aumento da frequência urinária e dor ou ardor ao urinar. Está disponível no mercado nas formas de comprimido, solução oral e injetável.
O dimenidrinato é contraindicado para pacientes que possuem deficiência enzimática do grupo heme no fígado ou medula óssea (indivíduos porfíricos) e para crianças menores de dois anos de idade. Para crianças acima de dois anos de idade o dimenidrinato pode ser usado na forma de solução oral. Já a apresentação em comprimido deve ser utilizada apenas a partir dos 12 anos.
Deve-se evitar o uso do dimenidrinato em associação com bebidas alcoólicas, sedativos ou tranquilizantes, pois podem potencializar os efeitos depressores dessas substâncias sobre o sistema nervoso central, como a sedação. Há evidências de que o dimenidrinato pode causar tolerância, levando os pacientes a tomarem doses cada vez maiores para obter o efeito desejado após alguns dias de tratamento.
Fonte: cemedmg.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário