Tipo sanguíneo x Infecções


Em meados do século 20, pesquisadores começaram a encontrar diversas associações relacionadas aos tipos de sangue e infecções, e essa lista continua a crescer. “Ainda há muitas associações encontradas entre grupos sanguíneos e infecções, cânceres e uma variedade de outras doenças“, disse Pamela Greenwell, da Universidade de Westminster.

Pessoas em grupo A, por exemplo, são mais propensas a desenvolverem câncer pancreático e leucemia, bem como infecções como varíola, doenças cardíacas e malária. Já as de tipo O, são mais propensas a desenvolverem úlceras e ruptura nos tendões de Aquiles.





Curiosamente, algumas dessas doenças sequer estão relacionadas ao sangue. A solução para o mistério, em particular, é que as células sanguíneas não são as únicas células do corpo a produzir antígenos. Eles também são produzidos pelos vasos sanguíneos, vias aéreas, pele e cabelo, por exemplo.

Leia também: Anticorpos

Também é possível que a relação seja um indício de que esta variedade de sangue tenha surgido há milhões de anos, quando nossos antepassados foram confinados à condição de terem inúmeros patógenos. Alguns deles podem ter-se adaptado para explorar cada um dos diferentes antígenos do sangue.

Fonte: Science Alert




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares