Bupropiona e a função sexual


Dentre os antidepressivos de segunda geração, a bupropiona está associada a menores taxas de disfunção sexual quando comparada aos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS).

A bupropiona tem efeito mais acentuado na inibição da recaptação de noradrenalina e dopamina; a baixa atividade serotonérgica e as ações dopaminérgicas e noradrenérgicas sugerem menor incidência de disfunção sexual nos pacientes que fazem uso deste fármaco.





Quase dez anos após a publicação dos primeiros trabalhos confirmando a ação da bupropiona como medicação antidepressiva, conduziu-se um estudo no qual homens que apresentavam histórico de disfunção sexual durante o período em que foram tratados com antidepressivos tricíclicos, inibidores da MAO, maprotilina e trazodona, tiveram seus problemas de ordem sexual resolvidos após a substituição de seus tratamentos pelo uso da bupropiona.

Com base nessas observações, os autores demonstraram pela primeira vez a baixa propensão deste fármaco em induzir efeitos adversos nas funções sexuais.

Ainda na década de 80, um estudo inovador demonstrou melhora nos aspectos psicológicos da disfunção sexual devido ao tratamento farmacológico, quando pacientes, homens e mulheres, portadores de disfunção psicossexual (aversão sexual/desejo sexual inibido, excitação inibida e/ou inibição do orgasmo) apresentaram melhora significativa na libido e funções sexuais após tratamento com bupropiona.





Homens e mulheres sem histórico de depressão tratados com bupropiona, nas doses de 150 mg/dia e 300 mg/dia, relataram que este fármaco pode ser um agente útil para o tratamento de atraso ou inibição orgásmica e desordens da excitação sexual, uma vez que ambos os sexos relataram melhorias nestes parâmetros.

Além disso, a bupropiona mostrou ser eficiente em reverter os efeitos sexuais adversos ocasionados pelo tratamento com inibidores da recaptação neuronal de serotonina em pacientes deprimidos.

Fonte: repositorio.unesp.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares