Neutrófilos


Os neutrófilos fazem parte da porção do sangue responsável pela defesa e imunidade do organismo, os leucócitos. Eles são responsáveis por envolver as células doentes, eliminando-as a seguir, especializados no combate a bactérias e fungos.

Os neutrófilos são produzidos e armazenados na medula óssea e seus valores de referência são de: 40-80% ou, seja, 1800 a 8000/mm3. Assim, quando os neutrófilos estão altos isso normalmente indica que o indivíduo possui alguma infecção bacteriana ou fúngica.

Por vezes o exame de sangue indica também a quantidade de bastões e neutrófilos segmentados. Os bastões são os neutrófilos que acabaram de ser produzidos para vencerem a infecção e os segmentados são os mais antigos. Seus valores podem indicar há quanto tempo o corpo está lutando contra a infecção. O hemograma ou o leucograma poderão indicar:





1. Neutrófilos altos

Os valor de neutrófilos alto, também conhecido como neutrofilia, pode surgir em caso de estresse, exercício físico exagerado e uso de determiandos medicamentos, mas especialmente em caso de situações como: infecções; desordens inflamatórias; diabetes; uremia; eclâmpsia na gravidez; necrose hepática; leucemia mielóide crônica; policitemia pós-esplenectomia; anemia hemolítica; hemorragia; queimadura; choque elétrico; câncer.

Assim, caso o valor dos neutrófilos esteja elevado, o médico pode pedir outros exames de diagnóstico para identificar corretamente a causa e iniciar o tratamento adequado.

2. Neutrófilos baixos

A neutropenia, ou a baixa concentração de neutrófilos, ocorre quando existem situações como: anemia aplástica, megaloblástica ou ferropriva; leucemia; hipotiroidismo; cirrose.

Os bebês com menos de 3 meses de idade têm pouca quantidade de neutrófilos, por isso, em caso de infecções graves é possível que seu exame de sangue indique neutrófilos baixos ao invés de altos. Crianças com síndrome de Down também tendem a apresentar neutrófilos baixos sem que exista algum problema de saúde.

Fonte: tuasaude.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares