Antimicrobiano + Vitamina C: resultados positivos contra câncer


Um grupo de pesquisadores da Universidade de Salford (Inglaterra) descobriu que a mistura de vitamina C (ácido ascórbico) com doxiciclina tem boa eficácia no combate a tumores. Além de matar as células cancerígenas, o composto também pode impedir que elas reapareçam.





Durante três meses os cientistas testaram a mistura em culturas de células-tronco cancerígenas. A técnica se mostrou 100 vezes mais eficiente do que outra substância testada no tratamento de câncer, a 2-Desoxi-D-Glicose (2-DG).

O coquetel cítrico ataca as fontes de energia das células com câncer. Uma vez que os tumores podem alternar entre diferentes formas de buscar energia, o objetivo da medicação é matar essa versatilidade, fazendo com que o câncer só consiga utilizar glicose.





A mistura, por si só, já causa a morte de um bom número das células tumorais. Para acabar com as restantes, os cientistas utilizam a vitamina C isolada posteriormente, buscando paralisar o funcionamento das mitocôndrias das células que permaneceram vivas.

Segundo os pesquisadores, os resultados são promissores para ensaios clínicos visando funcionar como um complemento às terapias mais convencionais para prevenir a recorrência tumoral, assim como a progressão da doença e metástase.

Fonte: infowebbie.com/scienceupdate

Um comentário:

Os artigos mais populares