Comprimidos de enalapril e propranolol distribuídos no sistema público são reprovados na qualidade


A realização de testes para avaliação da qualidade de comprimidos de enalapril e de propranolol distribuídos pela rede pública de saúde de um município catarinense durante o período de um ano identificou índice de reprovação superior a 50% relacionado com alterações importantes nas características físicas e físico-químicas destes medicamentos, as quais podem comprometer a qualidade final do medicamento, sua eficácia terapêutica e segurança de uso, onerando o sistema de saúde envolvido.

Esta é uma realidade de muitos países em desenvolvimento e, dentro do Brasil, não parece ser muito diferente de outros tantos pequenos municípios que não possuem pessoal qualificado e em quantidade suficiente para realizar e monitorar as ações de gestão dos medicamentos.





Foram verificados o aspecto visual, peso médio, friabilidade, doseamento e dissolução de sete amostras de comprimidos, das quais cinco foram reprovadas (quatro de de propranolol e uma de enalapril). São quatro os laboratórios investigados, dos quais apenas um apresentou resultados satisfatórios condizentes com a aprovação.

Rumo ao processo de busca do aperfeiçoamento e resolução contínua de problemas relacionados à qualidade dos medicamentos distribuídos, são sugeridos como passos importantes a implantação de sistema de gestão da qualidade que inclua a qualificação de fornecedores e o aperfeiçoamento do processo de licitação, incluindo especificações claras sobre a qualidade dos medicamentos adquiridos e o monitoramento da qualidade integrado a ações de farmacovigilância.

Além disso, os desafios para a garantia da qualidade dos medicamentos distribuídos nos serviços públicos devem ser enfrentados por todos os setores envolvidos e incluem o compartilhamento de responsabilidades entre a sociedade, os profissionais de saúde, as universidades e os órgãos públicos e sanitários.

Fonte: bvsms.saude.gov.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares