Interações de Varfarina com Antidepressivos ISRS


Sertralina

Não foi testada em relação à CYP2C19, mas Harvey e Preskorn postularam que qualquer efeito inibitório seria mínimo. Apesar de a sertralina ser o antidepressivo mais prescrito entre os que interagem com o varfarina, apresentando freqüência de 5,7% e de não ter sido verificado nenhum efeito clinicamente relevante na coadministração desses dois medicamentos, é aconselhado monitorar o tempo de protrombina (TP) no uso concomitante de sertralina e varfarina, visto que significativos aumentos no TP e na quantidade de varfarina livre no plasma foram observados. Um estudo feito em 12 pacientes parece confirmar seu baixo risco de interagir com a varfarina.

Citalopram

Houve um pequeno, porém estatisticamente significativo aumento no TP, na coadministração do citalopram e da varfarina, mas isso não parece ter relevância clínica. No entanto, em tese, ainda há risco de interação, já que o citalopram é também um substrato da CYP2C19, resultando em possível inibição competitiva.

Fluoxetina

Apresenta alta afinidade pela albumina plasmá­tica e inibição moderada da CYP2C19. Seu principal metabólito é um inibidor moderado da CYP3A4, que talvez iniba a CYP2C9. Constatou-se que interações entre a fluoxetina e a varfarina podem ocorrer, acarretando em resposta terapêutica aumentada, além de toxicidade. Em um dos casos, a paciente apresentou severas equimoses. Em contrapartida, houve três casos em que essa coadministração resultou em diminuição do TP.

Paroxetina

Produz inibição fraca a moderada de CYP1A2, CYP2C9 e CYP2D6 e se liga fortemente à albumina plasmática. Apesar do estudo realizado por Bannister et al. não ter encontrado nenhum aumento significativo do TP, houve um pequeno, porém clinicamente significativo, quadro de hemorragia em 5 dos 27 pacientes observados após diversos dias de tratamento combinado de paroxetina e varfarina. A tendência de sangramento na coadministração é sugerida na prática clínica, mas não completamente elucidada.

Fonte: scielo.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares