Superbactéria KPC


A Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC), também conhecida como superbactéria, é um tipo de bactéria resistente à maior parte dos antimicrobianos que, quando entra no organismo, é capaz de produzir infecções graves, a exemplo de pneumonia ou meningite.

A infecção por KPC é mais frequente em pacientes internados que precisam ficar ligados a aparelhos respiratórios, que fazem tratamento endovenoso prolongado ou que necessitam de antimicrobianos com frequência elevada.

A infecção por KPC tem cura, no entanto esta pode ser difícil de alcançar, devido ao fato de haver poucos medicamentos capazes de eliminar a infecção. Apesar de todos os esforços médicos, alguns pacientes não resistem.





Os sintomas provocados por KPC podem incluir:

- Febre acima de 39ºC;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Dificuldade para respirar;
- Pneumonia;
- Infecção urinária, principalmente na gravidez.

Outros sintomas, como hipotensão, edema e falha no funcionamento de órgãos também são comuns em pacientes com infecção grave por KPC ou quando o tratamento não é feito de forma adequada. O agravamento pode ocorrer caso o indivíduo apresente resistência para aderir ao tratamento, piorando seu estado de saúde e tornando mais difícil o controle da infecção.

O diagnóstico envolve a necessidade de antibiograma, para identificação do antimicrobiano mais apropriado a ser empregado.

Fonte: tuasaude.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares