Tramadol e risco de hospitalização por hipoglicemia


O tramadol é um analgésico opioide fraco cuja utilização tem aumentado rapidamente. Ele tem sido associado a efeitos adversos como a hipoglicemia. O objetivo de uma pesquisa, publicada pelo JAMA Internal Medicine, foi avaliar se o uso de tramadol, quando comparado ao uso de codeína, está associado a aumento do risco de hospitalização por hipoglicemia.

Uma análise caso-controle foi realizada com informações do United Kingdom Clinical Practice Research Datalink ligado ao banco de dados do Hospital Episodes Statistics de todos os pacientes recém-tratados com tramadol ou codeína para a dor não oncológica, entre 1998 e 2012. Análises de coorte e de caso-cruzado também foram conduzidas para avaliar a consistência dos resultados.





Os casos de hospitalização por hipoglicemia foram pareados com até dez controles para idade, sexo e tempo de seguimento. O odds ratio (OR) e os intervalos de confiança de 95% (IC) foram estimados comparando o uso de tramadol ao uso de codeína. A análise de coorte, com índices de propensão de alta dimensão ajustada de escore de risco (HR) e IC 95%, foi realizada comparando tramadol com codeína nos primeiros trinta dias após o início do tratamento.

Finalmente, uma análise de caso cruzado também foi realizada, no qual a exposição ao tramadol em um período de risco de trinta dias imediatamente antes da internação para a hipoglicemia foi comparado a onze períodos consecutivos de controle de trinta dias. Os ORs e os ICs de 95% foram estimados usando análise de regressão logística condicional.

O estudo incluiu 334.034 pacientes, dos quais 1.105 foram hospitalizados por hipoglicemia durante o seguimento, combinados a 11.019 controles. Comparado à codeína, o uso de tramadol foi associado a um aumento do risco de hospitalização por hipoglicemia, particularmente elevado nos primeiros trinta dias de uso. Estes trinta dias de aumento do risco foi confirmado na análise de coorte e na análise de caso-cruzado.

Concluiu-se que o início da terapia com o tramadol está associado a um risco aumentado de hipoglicemia requerendo hospitalização. Estudos adicionais são necessários para confirmar esse evento adverso raro, mas potencialmente fatal.

Fonte: JAMA Internal Medicine




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares