Utilidade da Pata de Vaca no Diabetes Tipo II


A sabedoria popular foi confirmada em pesquisas científicas e concluiu-se que a Pata de Vaca (Bauhinia forficata) realmente tem a capacidade de diminuir os níveis de glicose no sangue. O flavonoide kaempferitrina, presente nas folhas da planta, é uma das substâncias envolvidas no efeito hipoglicemiante (ou antidiabético), além de ser um potente antioxidante.

O mecanismo de ação envolvido na ação da kaempferitrina, embora não tenha sido totalmente elucidado até o momento, está relacionado com sua capacidade de estimular a absorção de glicose pelas células. O extrato das folhas da planta ainda apresentou capacidade de reduzir os níveis sanguíneos de triglicerídeos e colesterol total, que contribuem com as complicações do diabetes. Portanto, foi comprovado que Bauhinia forficata apresenta potencial para o desenvolvimento de medicamentos antidiabéticos para auxiliar no tratamento de diabetes tipo 2. 

Da mesma forma que o recomendado para outras plantas medicinais, é preciso parcimônia no uso do chá das folhas de pata-de-vaca. As folhas contêm várias substâncias químicas, algumas delas responsáveis pelo efeito antidiabético, que são extraídas pela água quente no preparo do chá. Entretanto, as outras substâncias presentes na planta podem apresentar outros efeitos sobre o organismo que, quando em excesso, podem ser inclusive tóxicas ou interagir com outros medicamentos.

Portanto, se você está seguindo tratamento médico, usando outros medicamentos, apresenta doenças crônicas ou em caso de gestação, não utilize o chá sem o conhecimento do seu médico.

Fonte: remedio-caseiro.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares