Dados farmacológicos de Clonazepam


As propriedades farmacológicas atribuídas ao clonazepam são comuns aos benzodiazepínicos, grupo de fármacos dentro do qual encontram-se ainda exemplos como diazepam e alprazolam, entre outros, incluem efeitos anticonvulsivantes, sedativos, relaxantes musculares e ansiolíticos.

Acredita-se que esses efeitos podem ser mediados principalmente pela inibição pós-sináptica mediada pelo GABA, embora os dados em animais tenham mostrado adicionalmente efeito de clonazepam sobre a serotonina.

Os dados em animais e as pesquisas eletroencefalográficas em humanos mostraram que clonazepam suprime rapidamente muitos tipos de atividade paroxística, incluindo o aparecimento de ondas pontiagudas e descarga de ondas na ausência de convulsões (pequeno mal), ondas lentas pontiagudas, ondas pontiagudas generalizadas, espículas temporais ou de outra localização, bem como espículas e ondas irregulares.

As anormalidades generalizadas do eletroencefalograma são suprimidas mais regularmente que as anormalidades focais. De acordo com esses achados, clonazepam apresenta efeitos benéficos em epilepsias generalizadas e focais.

Fonte: ANVISA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares