Hematócrito


O hematócrito é uma medida da quantidade de glóbulos vermelhos (eritrócitos) em relação ao resto do sangue. Se o valor de hematócrito é de 0,45, por exemplo, há em 100 ml de sangue 45 ml de células vermelhas. Muitas vezes, é determinada como parte de uma contagem total de células do sanguíneas.

O hematócrito baixo pode indicar a presença de: anemia; hemorragia; desnutrição; falta ou diminuição de vitamina B12, ácido fólico ou ferro; leucemia; hiper-hidratação.





O hematócrito baixo na gravidez pode ser indicativo de anemia, principalmente se o valor da hemoglobina e da ferritina também estiverem baixos. A anemia na gravidez é uma ocorrência normal, mas pode ser perigosa para a mãe e para o bebê se os devidos cuidados não forem tomados.

O hematócrito alto pode indicar a presença de: desidratação; baixos níveis de oxigênio no sangue; doença pulmonar; doença cardíaca congênita; eritrocitose, que é o aumento anormal de células vermelhas do sangue.

Além disso, o hematócrito alto também pode indicar policitemia, que é caracterizada pelo excesso de células vermelhas no sangue.

Fonte: tuasaude.com - examedesangue.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares