Ibuprofeno: danos intestinas em atletas


Os anti-inflamatórios, tais como o ibuprofeno, são comumente usados por atletas para evitar a dor induzida pelo exercício. Desta maneira, supostamente eles melhoram o desempenho físico. No entanto, estes medicamentos podem ter efeitos potencialmente perigosos para a mucosa do trato gastrointestinal durante a execução de um exercício físico extenuante.

Um estudo teve o objetivo de determinar o efeito da administração de ibuprofeno, antes do exercício, por via oral, na integridade da mucosa gastrointestinal e na função do intestino em indivíduos saudáveis.

O estudo, publicado pela revista Medicine & Science in Sports & Exercise, contou com a participação de um pequeno grupo de nove homens saudáveis e atletas que foram estudados em quatro ocasiões diferentes:

1-Recebendo 400 mg de ibuprofeno, por duas vezes, antes da prática de ciclismo.
2-Praticando ciclismo sem estarem recebendo o ibuprofeno.
3-Recebendo 400 mg de ibuprofeno, por duas vezes, estando em repouso.
4-Descansando sem ingestão de ibuprofeno.





Para avaliar os pequenos danos intestinais, foram medidas as concentrações de ácidos graxos intestinais que se ligam a proteínas, enquanto que, após a ingestão de multisugar, a excreção urinária foi medida por cromatografia líquida e por espectrometria para determinar a permeabilidade gastrointestinal.

Os resultados mostraram que tanto o consumo de ibuprofeno quanto a prática de ciclismo resultaram em aumento das concentrações proteicas, refletindo pequenos danos intestinais. As concentrações foram mais altas depois de pedalar tendo usado o ibuprofeno do que depois de pedalar não tendo usado a medicação, descansar tendo usado o ibuprofeno ou descansar sem ter usado o medicamento.

Do mesmo modo, a permeabilidade do intestino delgado aumentou, especialmente depois do ciclismo após uso do ibuprofeno, o que reflete a perda da integridade da barreira intestinal. É interessante notar que a extensão da lesão intestinal e a disfunção da barreira foram significativamente correlacionadas.

Este é o primeiro estudo a mostrar que o ibuprofeno agrava a lesão intestinal induzida pelo exercício e leva à disfunção da barreira intestinal em indivíduos saudáveis. Os autores concluíram que o consumo de anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno, por atletas não é inofensivo e deve ser desencorajado.

Fonte: Medicine & Science in Sports & Exercise


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares