A maior parte do debate sobre os efeitos da maconha na saúde foca nas mudanças cerebrais que podem vir com o uso da droga, como a associação com um risco aumentado de desenvolvimento de esquizofrenia e outros transtornos psicóticos. Mas será que os prejuízos podem ser apenas psiquiátricos?
Em um estudo de abril de 2014, pesquisadores analisaram 2 mil casos de complicações médicas relacionadas à maconha na França e descobriram que 2% deles envolviam problemas cardíacos, incluindo nove ataques fatais.
O estudo não foi projetado para determinar por que o uso da maconha pode, ocasionalmente, levar a problemas cardíacos, mas pesquisas anteriores descobriram que a maconha pode aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial, o que poderia deixar um indivíduo vulnerável mais próximo de um ataque cardíaco.
“A percepção de que a maconha é uma droga totalmente segura, e por isso mesmo utilizada em diversos tratamentos médicos, não é verdadeira. Ainda não se conhecem bem os efeitos negativos e danos potenciais”, aponta Suzanne Steinbaum, cardiologista do Lenox Hill Hospital, em Nova York.
Fonte: hypescience.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário