Tricíclicos: Efeitos colaterais comuns, mas sempre indesejáveis


Os efeitos colaterais mais comuns decorrem do bloqueio parcial da acetilcolina. São eles: boca seca, constipação intestinal, hesitação urinária, retardamento do orgasmo. Estes efeitos ocorrem na maioria das pessoas.

Outros, de freqüência mediana, são: dilatação da pupila, interferência na libido, náusea, aumento ou diminuição do apetite, convulsões (principalmente quando se associa álcool ou quando a pessoa porta epilepsia, mesmo estando em uso de anticonvulsivante), tremor (principalmente nas mãos), dor de cabeça e arritmia. Outros efeitos colaterais são menos comuns, mas a lista deles é grande.

A intensidade dos efeitos varia de pessoa para pessoa e tende a se reduzir no espaço compreendido entre 3 e 15 dias. Na maioria das pessoas ela cai a nível suportável e não chega a perturbar as atividades diárias. Entretanto, em algumas pessoas a intensidade permanece alta e, em tais casos, o melhor é retirar o medicamento.

O uso prolongado pode provocar algumas alterações irreversíveis, instalando-se de forma imperceptível. Um exemplo disso é o hipotiroidismo.

Fonte: consultoriodamente.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares