Excesso de açúcar pode levar à depressão


Um novo estudo mostrou que as dietas com alto teor de açúcar, ligadas ao consumo de refrigerantes e doces, podem estar associadas a um maior risco de problemas mentais comuns, como ansiedade e depressão leve.

"Os resultados mostram efeito adverso de longo prazo na saúde mental, ligado ao excessivo consumo de açúcar proveniente de alimentos e bebidas doces", disse a cientista da University College London, no Reino Unido, Anika Knüppel.


Altos níveis de consumo de açúcar já haviam sido relacionados a uma prevalência mais alta de depressão em diversos estudos anteriores. No entanto, até agora, cientistas não sabiam se a ocorrência do problema mental desencadeava um consumo maior de açúcar, ou se os doces é que levavam à depressão.





Para descobrir se a voracidade por açúcar é causa ou consequência dos problemas mentais, os cientistas analisaram os dados de 8.087 britânicos com idades entre 39 e 83 anos, coletados por 22 anos para um estudo de larga escala. As descobertas foram feitas com base em questionários sobre a dieta e a saúde mental de participantes.


Para um terço dos homens ? aqueles com maior consumo de açúcar ?, houve alta de 23% da ocorrência de problemas mentais após cinco anos, independentemente de obesidade, comportamentos relacionados à saúde, do restante da dieta e de fatores sociodemográficos.

Fonte: O Estado de S.Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares