Farmacologia: O que é Efeito Rebote?


Efeito Rebote na farmacologia é o que acontece quando o corpo tenta voltar ao equilíbrio (homeostase), após o uso de um medicamento, indo na direção oposta ao efeito do fármaco. Quando o uso é interrompido, os sintomas que estavam sendo tratados retornam, muitas vezes mais fortes do que eram anteriormente.


Com o aumento dos sintomas, as pessoas geralmente aumentam a dose do medicamento ou misturam com outros, piorando o problema. O desconforto do efeito rebote pode durar semanas ou mais e muitas vezes precisa de cuidado médico.





Existem muitas classes diferentes de medicamentos específicos associados com propriedades de efeito rebote. São exemplos os benzodiazepínicos, para os quais a interrupção súbita pode gerar alta ansiedade ou ataques de pânico.


Uma série de antidepressivos também se enquadram nesta categoria. Outro exemplo é o metilfenidato, com agravamento dos sintomas de déficit de atenção e hiperatividade. Muitos tipos de medicamentos usados contra dor, tais como opioides, podem causar mais dor quando descontinuados.

Na maioria dos casos, o efeito rebote resulta do uso regular de medicação, de uma a duas vezes por semana até o uso diário, que é seguido por uma interrupção abrupta. Pode ser possível evitar os sintomas com a redução gradativa das doses.

Fonte: Scielo




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares