Pacientes procuram emagrecedores e fármacias fazem promessas


O possível regresso das substâncias anfepramona, femproporex e mazindol ao mercado é alvo de impasse entre farmácias de manipulação e distribuidores.

Diante de informações de que já há farmácias recebendo encomendas de clientes, a Anfarmag (Associação Nacional das Farmácias de Manipulação) enviou comunicado às empresas alertando para o cenário de incerteza jurídica pela lei ser contra resolução ainda em vigor da Anvisa, "levando ao risco de ser responsabilizada civil, administrativa ou criminalmente".

Leia também: Obesidade e Sibutramina

Enquanto isso, pacientes correm em busca de farmácias que ofereçam ou prometam acesso aos inibidores, mesmo com dúvidas sobre a origem e a segurança das substâncias.





Os fármacos são antigos, não têm patente, tendem a custar pouco e, segundo endocrinologistas, eram boas opções quando bem indicados.

Uma equipe de reportagem ligou para 17 farmácias de diferentes cidades para saber se havia previsão de manipulação dessas substâncias. Duas delas afirmaram que já tinham anfepramona, mas que não há previsão de oferta de femproporex e mazindol.


Outros seis estabelecimentos tinham previsão de receber a anfepramona em breve, inclusive com preços já fixados. Outra farmácia afirma que obteve uma quantia pequena para atender a demanda de um médico, que "já acabou".

Fonte: Notícias ao Minuto




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares