Vacina para colesterol alto


Uma vacina para imunizar as pessoas contra níveis elevados de colesterol pode ser possível após resultados bem-sucedidos em camundongos. Agora, um teste de fase I em pacientes começou a ver se a aplicação é viável em seres humanos.

Esta é a primeira demonstração de que é possível imunizar camundongos geneticamente modificados com uma molécula que leva o corpo a produzir anticorpos contra uma enzima chamada PCSK9, relacionada à liberação no sangue de lipoproteínas de baixa densidade (colesterol 'ruim' ou LDL).





As pessoas com níveis elevados de colesterol LDL - devido à sua herança genética ou a uma dieta e estilos de vida pobres -, têm mais riscos de desenvolver doenças cardiovasculares prematuramente. Essas doenças do coração e dos vasos sanguíneos, causadas pela aterosclerose, superaram as infecções como a principal causa de doença e morte em todo o mundo.





Atualmente, medicamentos como estatinas podem ser usados para baixar o colesterol LDL, mas eles devem ser tomados diariamente e, embora geralmente sejam bem tolerados, podem causar efeitos colaterais adversos em algumas pessoas.

Os compostos de redução de colesterol aprovados mais recentemente têm curta duração, resultando em reaplicação frequente e altos custos.


Fonte: Bayer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares