Vitamina C induz à morte células causadoras de câncer no sangue


Injeções de altas doses de vitamina C podem ajudar no combate ao câncer de sangue, que inclui diferentes tipos de leucemia. Em experimentos realizados com camundongos, a molécula se mostrou capaz de induzir o funcionamento do gene tet methylcytosine dioxygenase, ou TET2, responsável por forçar o desenvolvimento de células tronco em células sanguíneas maduras, que acabam morrendo.

Mutações que causam deficiência no funcionamento do TET2 são encontradas em 10% dos pacientes com leucemia mielogênica aguda, 30% dos casos de síndrome mielodisplásica e 50% das leucemias mieloides crônicas.





Essas doenças provocam anemia, sangramento anormal e aumentam os riscos de infecção, pela multiplicação de células tronco doentes na medula óssea. Normalmente, a medula óssea guarda células tronco para que, na idade adulta, elas sirvam para substituir outras células especializadas quando necessário.

Em pacientes com leucemia, sinais que induzem o amadurecimento de células tronco sanguíneas não funcionam, fazendo com que elas se multipliquem e se acumulem, mas não se desenvolvam.

Fonte: Bayer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares