Vários estudos demonstraram que certos BRAs conseguem inibir a agregação plaquetária e antagonizar a vasoconstrição induzida pelo tromboxano A2, independentemente do receptor AT1. Essa ação não é compartilhada por todos os BRAs.
Em uma preparação utilizando artérias coronarianas de cães suspensas em câmaras de perfusão, a losartana e seu metabólito inibiram a contração induzida por um análogo do tromboxano A2 . Essa inibição foi específica para a losartana. É provável que o metabólito da losartana, estruturalmente similar à indometacina, seja o responsável pela ação antiagregação plaquetária.
A valsartana também demonstrou capacidade de inibir agregação plaquetária. Essa inibição foi independente do receptor AT1 e ainda mais intensa para o seu metabólito valeril 4-hidróxi-valsartana.
Fonte: departamentos.cardiol.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário