Suscetibilidade individual - Toxicologia


A variabilidade da resposta biológica em função da suscetibilidade de cada indivíduo é um fator importante em Toxicologia. Existem situações em que exposições iguais determinam respostas iguais e outras nas quais se observam respostas diferentes.

Por exemplo, para dois trabalhadores que desempenham funções iguais durante 30 anos e, portanto, expostos no mesmo ambiente e nas mesmas condições, é possível que apenas um deles desenvolva uma enfermidade determinada pela exposição aos agentes presentes no ambiente de trabalho. Nenhuma pessoa é igual à outra e, portanto, as respostas tóxicas podem variar entre indivíduos.

Como são observadas respostas diferentes dentro de uma população da mesma espécie, espera-se que ocorram diferenças importantes nas respostas entre indivíduos de espécies diferentes. Essas diferenças interindividuais devem-se a diferenças metabólicas que podem ser determinadas pelo estado fisiológico ou pela estrutura genética do organismo.

Portanto, a suscetibilidade do organismo está mais diretamente interligada aos processos toxicocinéticos e toxicodinâmicos, que correspondem às fases II e III da intoxicação.

Fonte: ebah.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares