De acordo com as conclusões alcançadas em estudo, os resultados obtidos revelam que a eficácia terapêutica do albendazol ministrada em dose única é a mesma do mebendazol administrado em duas doses diárias durante três dias consecutivos, como posologia recomendada pelo fabricante.
O valor terapêutico do mebendazol como anti-helmíntico de largo espectro já é bastante conhecido. No tocante ao albendazol, de introdução bem mais recente na terapêutica anti-helmíntica, assegurou-se também lugar de evidência no tratamento das nematodíases causadas pelo Ascaris lumbricoides, Necator americanus e Trichuris trichiura.
A facilidade de sua administração em dose única, a ausência de reações colaterais, por conseguinte as suas excelentes aceitação e tolerância, as altas taxas de curas parasitológicas e o fato de ser desprovido de toxicidade são vantagens.
A facilidade de sua administração em dose única, a ausência de reações colaterais, por conseguinte as suas excelentes aceitação e tolerância, as altas taxas de curas parasitológicas e o fato de ser desprovido de toxicidade são vantagens.
Em ensaios terapêuticos anteriores, concluiu-se que o albendazol é um anti-helmíntico polivalente, útil tanto no tratamento de adultos quanto de crianças, e sugeriu-se estender a experimentação clínica a maior número de pacientes, além de recomendar o ensaio de novos esquemas terapêuticos.
Com a exceção da administração em dose única, que é, sem dúvida, uma característica valiosa do albendazol, as mesmas qualidades acima apontadas são também comuns ao mebendazol. Nos casos não curados, a redução do número de ovos por grama de fezes é bastante significativa, tanto com albendazol quanto com mebendazol.
Fonte: scielo.br
compare albendazol x nitazoxanida
ResponderExcluirExcelente artigo
ResponderExcluirEntão ñ há diferença
ResponderExcluirClaro que há, veja:
Excluir- "...albendazol ministrada em dose única é a mesma do mebendazol administrado em duas doses diárias durante três dias consecutivos..."
Desta forma, a grande diferença é tomar apenas UMA DOSE de Albendazol...ao invés de tomar DUAS DOSES por três dias do Mebendazol.
Excelente!!!
ResponderExcluirEmbora sejam muito parecidos acho que a diferença radica quando a maior ou menor absorção!!!
Além da quantidade de dose, o mebendazol, assim como o albendazol também é um anti-helmíntico que pertence à classe dos benzimidazólicos. O seu espectro de ação é semelhante ao do albendazol, porém com algumas restrições, como a falta de ação eficaz contra Strongyloides stercoralis.
ResponderExcluir