Dados farmacológicos da desloratadina


A desloratadina é um antagonista não sedante da histamina, de ação prolongada, com alta afinidade de ligação pelo receptor H1, com pouco efeitos adversos pela baixa passagem pela barreira hematoencefálica.

É aproximadamente 10 a 20 vezes mais potente na ligação in vitro aos receptores H1 que a loratadina. Além de ser anti-H1 seletivo, tem demonstrado atividade antialérgica, anti-histamínica e anti-inflamatória com meia-vida de eliminação de 27 horas, permitindo dose única diária.

Os estudos relatam uma redução significante dos sintomas clássicos como rinorreia, espirros e redução efetiva da congestão nasal, sugerindo que a desloratadina pode atingir os mediadores da cascata alérgica responsáveis pela fase inicial e tardia.

Efeitos antialérgicos e anti-inflamatórios da desloratadina foram descritos in vitro e in vivo. Estudos clínicos duplo-cegos, controlados por placebo, em adultos e crianças indicaram que a desloratadina é eficaz no controle da obstrução nasal em pacientes com rinite alérgica sazonal e intermitente, melhorando todos os sintomas nasais, inclusive a obstrução, os sintomas não nasais associados e a qualidade de vida.

Fonte: Moreira Jr




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares