Pregabalina e dor ciática


A pregabalina é muito utilizada no tratamento da dor neuropática, ansiedade e fibromialgia. Um artigo recente publicado no New England Journal of Medicine examinou se o fármaco é eficaz na redução da dor crônica lombar tipo ciática.

Para o estudo, pesquisadores realizaram um ensaio randomizado, duplo-cego, controlado com placebo, de pregabalina em 207 pacientes com dor crônica lombar tipo ciática. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente para receber uma dose de 150mg/dia de pregabalina ajustada para uma dose máxima de 600 mg/dia ou um placebo correspondente por até 8 semanas.

O desfecho primário foi a intensidade da dor na perna em uma escala de 10 pontos (com 0 indicando nenhuma dor e 10 a pior dor possível) na semana 8. A intensidade da dor também foi avaliada na semana 52, um ponto de tempo secundário para o desfecho primário.




Os desfechos secundários incluíram a extensão da incapacidade, a intensidade da dor nas costas e as medidas de qualidade de vida em momentos pré-especificados ao longo de um ano. Um total de 106 pacientes receberam pregabalina e 101 receberam placebo.

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que o tratamento com pregabalina não reduziu significativamente a intensidade da dor na perna associada à compressão ciática e não melhorou significativamente outros resultados, em comparação com placebo, ao longo de 8 semanas. A incidência de eventos adversos foi significativamente maior no grupo de pregabalina, sugerindo que a escolha do fármaco nos casos de dor ciática precisa ser repensada.

Fonte: pebmed.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares