Vitamina C e Cicatrização


Um estudo envolvendo cientistas britânicos e portugueses propiciou a informação de que a vitamina C (ácido ascórbico - AA) pode ser utilizada para tratar ferimentos e proteger as células da pele contra danos no DNA. Ao avaliar as propriedades protetoras do AA sobre as células da pele humana, os cientistas constataram a otimização da capacidade regenerativa.

Embora já se saiba há décadas que o AA é o agente que previne o escorbuto, uma desordem nutricional, outras propriedades desta vitamina têm sido alvo de estudos. Resultados recentes sugerem que o AA pode neutralizar os radicais livres de forma tão eficaz quanto contribuir para a remoção de danos ao DNA, ativando as defesas celulares.

Os pesquisadores especulam ainda que os achados podem apontar para novos caminhos, considerando estudos que procuram formas de combater o câncer de pele e o tratamento de lesões de difícil cicatrização. Os resultados interessam diretamente ao campo da biologia que recebe o nome de fotobiologia, a qual estuda a interação da luz com os organismos vivos.

Segundo os pesquisadores, a indústria de cosméticos também deverá se beneficiar de novidades nessa área, uma vez que poderão aproveitar a descoberta e criar compostos que combatam os efeitos danosos sobre a pele, sejam eles causados por agentes naturais ou mesmo sintéticos.

Fonte: diariodasaude.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os artigos mais populares